Os termos utilizados nos extratos bancários serão uniformizados a partir desta segunda-feira (8), conforme anunciado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A mudança inicial abrangerá as designações atuais para saques e depósitos, com planos para incluir todas as demais transações financeiras no processo de padronização.
Com a nova padronização, operações como "depósito de cheque no ATM", que alguns bancos usam quando os clientes depositam cheques nos caixas eletrônicos das agências, serão agora descritas no extrato como "DEP CHEQUE ATM".
Da mesma forma, operações em que os clientes retiram dinheiro em espécie no caixa tradicional da agência, utilizando o cartão da conta, aparecerão nos extratos como "SAQUE DIN CARTAO AG".
De acordo com Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, a iniciativa visa facilitar a compreensão das informações, especialmente para clientes que lidam com contas em várias instituições financeiras. Atualmente, mais de 4 mil tipos distintos de nomenclaturas são utilizados pelos bancos, gerando variações significativas entre eles para um mesmo tipo de transação financeira.