Reajuste beneficia os chamados ‘desarranchados’ — policiais lotados em unidades sem rancho
Segunda, 10 de Novembro de 2025
Márcia Pinheiro
Imagem: Reprodução / X-PMERJ
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou, na manhã desta segunda-feira (10), um aumento histórico no auxílio-alimentação dos policiais militares. Após mais de 20 anos sem reajuste, o benefício será ampliado em 166%, passando de R$ 162,60 para R$ 433,80 mensais, já a partir da folha de pagamento de dezembro.
“Esse é mais um passo importante na política de valorização dos policiais militares do nosso estado. Estamos proporcionando uma vida mais digna àqueles que não têm rancho em suas unidades de trabalho. É importante lembrar que, por trás da farda, há um ser humano que merece ser cuidado e valorizado”, afirmou o governador.
O reajuste beneficia os chamados ‘desarranchados’ — policiais lotados em unidades sem rancho — que somam atualmente cerca de 14 mil praças e oficiais. A última correção do valor havia sido feita em setembro de 2004, por meio do Decreto nº 36.280.
O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, destacou que o aumento foi resultado de um esforço coletivo da corporação e do governo estadual, sem impacto adicional às finanças públicas.
“Oferecer melhores condições de trabalho e valorização aos nossos policiais reflete diretamente nos resultados da segurança pública. Essa conquista atende a um anseio legítimo de quase um terço da tropa”, afirmou o coronel Menezes.





