Católicos do mundo inteiro estão atentos nesta quarta-feira (07) ao Conclave, reunião de cardeais que acontece na capela Sistina, no Vaticano, para a escolha do novo papa.
O mais cotado para ser o sucessor do Papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril, é o cardeal italiano Pietro Parolin. Com 70 anos, ele atuou como secretário de estado de Francisco desde 2013, início do papado.
A lista de favoritos tem até um brasileiro: o cardeal Leonardo Steiner, de 74 anos, de Santa Catarina, considerado pelo Vaticano o primeiro cardeal da Amazônia.
O novo papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, receber votos de 89 participantes. Os dois conclaves anteriores, realizados em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias. Este não deve durar mais do que isso.
A primeira fumaça, que significa o final de uma rodada de votação, deve sair da Capela Sistina por volta das 14h desta quarta-feira, pelo horário de Brasília. Se não houver decisão, a fumaça será preta. E quando finalmente o novo papa for escolhido, será liberada uma fumaça branca.
Previsão de horários das etapas
Quarta-feira (7)
11h30 – Entrada na Capela Sistina, juramentos coletivos e individuais. Após o fechamento das portas, há um discurso dentro da capela, abertura para possíveis perguntas e, em seguida, votação;
14h – Previsão para que primeira fumaça saia da chaminé da Capela Sistina.
Quinta-feira (8)
5h30 – Fim de votação; só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
7h00 – Fim de segunda votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
12h30 – Fim de votação; novamente, só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
14h00 – Fim de nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
Caso não haja um papa eleito na quinta-feira, novas votações devem acontecer nos dias seguintes.