O Movimento Maio Amarelo começa nesta sexta-feira (02/05) em todo o Brasil. O objetivo é conscientizar a população sobre cuidados no trânsito para evitar acidentes, já que o Brasil está entre os países que mais registra casos de morte por acidentes de trânsito no mundo.
No ano passado, 6.160 pessoas morreram e outras 84.526 ficaram feridas, de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e falta de cinto de segurança estão entre as principais infrações.
Com o tema ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’, diversas cidades do país realizam uma programação especial para conscientizar sobre segurança no trânsito ao longo de todo o mês de maio.
No Rio de Janeiro, por exemplo, o grupo composto pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria do Meio Ambiente e Clima (SMAC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Detran RJ; Educação Lei Seca, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Rio Ônibus e Instituto Pretos Novos (IPN) vai realizar ações educativas, passeios culturais, treinamentos, debates, além de distribuir equipamentos de segurança e materiais educativos.
Já em Niterói, na próxima terça-feira (06/05), a cidade receberá a ação Blitz Antena Corta-Pipa, que acontece das 8h às 12h, no Centro. A inciativa é voltada especialmente para motociclistas, a ação educativa oferece a instalação gratuita de antenas corta-pipa — equipamento essencial para prevenir acidentes causados por linhas de pipa com cerol ou linha chilena. Além da instalação, os participantes ganharão folhetos informativos e brindes como porta-documentos e chaveiros personalizados.