Mais de 28 mil irregularidades em furtos de energia são identificadas no Rio de Janeiro

Companhia recuperou 4,4 GWh e registrou 98 prisões em flagrante no semestre

Sexta, 03 de Julho de 2026

Christianne Almeida


Mais de 28 mil irregularidades em furtos de energia são identificadas no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação / Light

*Estagiária sob supervisão de Marcia Pinheiro 

A Light identificou 28.193 irregularidades relacionadas ao furto de energia no primeiro semestre de 2026, sendo 5.326 apenas no mês de junho. As fiscalizações ocorreram em unidades residenciais e comerciais da área de concessão da empresa e tiveram como foco ligações clandestinas, fraudes em medidores e outras irregularidades que comprometem a segurança da população e a qualidade do fornecimento de energia.

Entre janeiro e junho, a concessionária realizou ações em 251 alvos considerados relevantes, com maior volume de energia recuperada nas regiões da Zona Oeste do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Ao todo, foram recuperados 4,4 GWh de energia, quantidade suficiente para abastecer cerca de 22 mil residências durante um mês.

As operações também identificaram desvios de energia e adulterações em sistemas de medição em estabelecimentos de grande consumo, como mercados e restaurantes. Segundo a Light, o volume recuperado representa uma expectativa de R$ 7,7 milhões em valores recuperados. No mesmo período, a empresa realizou 454 inspeções de segurança para reduzir riscos à rede elétrica e à população.

As fiscalizações contaram com apoio das polícias Civil e Militar e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). No semestre, foram registrados 155 boletins de ocorrência, com 145 pessoas conduzidas para prestar depoimento e 98 prisões em flagrante.

De acordo com a concessionária, o furto de energia gera prejuízo estimado em R$ 1,3 bilhão por ano. A empresa afirma que, a cada 100 clientes regulares, 36 praticam furto de energia, o que contribui para a sobrecarga da rede elétrica e aumenta o risco de interrupções no fornecimento. A Light orienta que denúncias sobre ligações clandestinas e furtos de cabos podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia, no telefone (21) 2253-1177.