No app Celular Seguro RJ, o cidadão consegue consultar o IMEI e analisar se há restrições na base de dados da polícia e da Anatel
Quarta, 02 de Julho de 2025
Laura Carvalhal (Estagiária)

Foto/Reprodução: GovRJ
Com o objetivo de auxiliar no combate ao comércio de aparelhos roubados no Estado do Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro lançou, na última terça-feira (1º), o aplicativo Celular Seguro RJ. O app já pode ser baixado gratuitamente nos sistemas Android (Play Store) e iOS (App Store).
A ferramenta permite ao cidadão armazenar e consultar o IMEI, o número de identificação único de cada aparelho telefônico, além de verificar se há restrições na base de dados da Polícia e da ANATEL. Para acessar o serviço, é necessário fazer login por meio da plataforma Gov.br.
Durante o evento de lançamento da nova ferramenta, o governador Cláudio Castro afirmou que o aplicativo é mais um marco da modernização do Estado e destacou: “Estamos trabalhando para combater todo tipo de crime, mas estamos muito atentos a enfrentar o que a população teme”.
A novidade é aliada da Operação Rastreio, realizada pela Polícia Civil para combater o roubo, furto e a receptação de aparelhos celulares. Desde o início da operação, em maio, já foram apreendidos cerca de 2,3 mil celulares. Nesse período, os agentes realizaram diversas ações, especialmente em grandes centros comerciais populares da capital e da Região Metropolitana.
Os usuários intimados tiveram 72 horas para devolver os telefones adquiridos de forma irregular. Ao todo, mais de 3 mil pessoas entregaram os aparelhos, evitando, assim, a responsabilização criminal. Quem não cumpriu o prazo poderá responder por receptação, crime que prevê pena de 1 a 4 anos de prisão.