Aliados criticam transferência de Bolsonaro para a Papudinha

Ex-presidente passa a ocupar acomodação maior, com estrutura médica ampliada e melhores condições para tratamento de saúde

Sexta, 16 de Janeiro de 2026

Márcia Pinheiro


Aliados criticam transferência de Bolsonaro para a Papudinha

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro classificaram a transferência dele para a chamada “Papudinha” como uma medida de caráter político. A reação ocorreu na noite de ontem (15), após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, comunicar a mudança de Bolsonaro da Sala de Estado-Maior da Polícia Federal para uma acomodação maior no 19º Batalhão da Polícia Militar, em Brasília.

A nova instalação, com quase 65 m², tem caráter provisório e conta com atendimento médico 24 horas. A decisão foi fundamentada na necessidade de garantir melhores condições de saúde ao ex-presidente, incluindo a realização de fisioterapia noturna para estabilização do sono, a instalação de equipamentos de exercício e o uso de barras de proteção na cama para evitar quedas.

Bolsonaro estava detido desde novembro de 2025 em uma sala de 12 m² na Superintendência da Polícia Federal. Com a transferência, passa a ocupar um espaço significativamente maior, com ambientes separados para quarto, sala, banheiro, cozinha e lavanderia, além de uma área externa que permite banho de sol com privacidade.

Segundo a decisão, o local dispõe de banheiro com água quente, geladeira, armários, cama de casal e televisão. A estrutura também possibilita o preparo adequado da alimentação, conforme recomendação médica específica seguida pelo ex-presidente em razão de problemas de saúde decorrentes da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018.

O novo espaço amplia ainda o acesso a visitas familiares, que podem ocorrer tanto na área interna quanto na externa, sem necessidade de autorização judicial prévia para Michelle Bolsonaro, os filhos e demais familiares próximos. Também foi autorizado atendimento religioso semanal.

Para suporte médico, há um posto de saúde no local com equipe multidisciplinar, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogos, dentistas e psiquiatra, além da liberação para instalação de aparelhos de fisioterapia respiratória e motora.

A Papudinha integra o Complexo Penitenciário da Papuda e é considerada uma ala mais controlada, destinada a presos com direito a prisão especial ou que necessitam de maior segurança. Além de Bolsonaro, outras autoridades também estão detidas no local, em celas distintas.