Canal permitirá denúncias anônimas por telefone e plataformas digitais
Sexta, 16 de Janeiro de 2026
Eliane Menezes
Imagem: Ilustrativa / Pixabay
*Sob supervisão de Marcia Pinheiro
O Governo do Rio de Janeiro instituiu o Disque-Barricada, um canal oficial para receber denúncias sobre bloqueios e obstáculos colocados de forma irregular em vias públicas. É o que determina a Lei 11.105/26, de autoria original do deputado Fábio Silva (União), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (16/01).
O deputado Fábio Silva afirmou que o canal será totalmente público, sem ajuda da iniciativa privada. Ele também informou que o objetivo é auxiliar o programa Barricada Zero, instituído pelo Governo do Estado. “Esta norma é para o morador de comunidade que não consegue ter acesso ao básico, como uma ambulância do Samu. As barricadas são pragas que se espalharam por todos os municípios fluminenses. Temos que combater esses bloqueios de forma frontal”, declarou.
O serviço ainda será regulamentado para definir o fluxo de atendimento, armazenamento das informações e integração com os órgãos de segurança.
De acordo com Castro, a medida reforça o direito de ir e vir da população. “A iniciativa da Alerj mostra que o Legislativo está atento e se soma ao trabalho do Governo do Estado no enfrentamento às barricadas e na retomada dos espaços públicos. É uma parceria institucional em favor da população”, afirmou Cláudio Castro.
O serviço poderá ser acionado por telefone, aplicativo, site, WhatsApp e outras plataformas digitais. O número será divulgado em breve. As denúncias poderão ser feitas de forma anônima, com garantia de proteção de dados do denunciante. As ocorrências serão encaminhadas aos órgãos competentes conforme protocolos que ainda serão definidos. O Governo poderá firmar parcerias com municípios para ampliar o alcance do canal e a integração das ações de desobstrução.
“O enfrentamento ao crime organizado precisa ser firme. Quem estiver para somar, como a Alerj, ótimo. Quem não estiver, suma”, completou o governador.
Disque-Barricada reforça a Operação Barricada Zero
A criação do Disque-Barricada fortalece ações já em andamento, como a Operação Barricada Zero, coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI-RJ) com apoio das forças de segurança, secretarias estaduais e prefeituras.
Em pouco mais de um mês, a operação já retirou mais de 7 mil toneladas de barricadas físicas, liberou quase duas mil vias e devolveu a circulação em cerca de 810 km de ruas e acessos, com monitoramento para evitar a reinstalação de estruturas e garantir a presença do poder público.





