Confira esquema especial de transportes no Rio durante feriado prolongado

Operação integrada com trens, metrô, barcas e bondes tem reforço de horários e viagens extras

Sexta, 13 de Fevereiro de 2026

Eliane Menezes


Confira esquema especial de transportes no Rio durante feriado prolongado

Imagem: Ilustrativa/Pexels

*Estagiária sob supervisão de Marcia Pinheiro

O Governo do Rio de Janeiro anunciou, em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, uma operação especial de transportes para o feriado prolongado. A medida prevê reforço e ampliação no funcionamento de trens, metrô, barcas e bondes, garantindo mais oferta de viagens e facilitando o deslocamento da população na cidade.

A orientação das autoridades é que a população planeje seus trajetos com antecedência e priorizem o transporte público.

Trens 

Os trens metropolitanos já operam em regime especial sem interrupção até às 22h45 da próxima quarta-feira(18/02). A estação Central do Brasil permanecerá aberta 24 horas durante todo o período. As demais estações funcionarão normalmente para embarque e desembarque. 

Haverá partidas extras da Central do Brasil com destino a Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo. Para reforçar o atendimento nos dias 14, 15 e 17 de fevereiro, os ramais de Japeri e Santa Cruz contarão com intervalos reduzidos: trens a cada 15 minutos na ida e a cada 20 minutos na volta.

Metrô 

O metrô do Rio opera desde a manhã desta sexta-feira (13), sem interrupções, até as 23h59 de quarta-feira (18). As linhas 1 e 4 funcionarão no trecho entre Uruguai e Jardim Oceânico, enquanto a linha 2 circulará entre Pavuna e General Osório.

Barcas 

As barcas contam com redução de intervalos e viagens extras nos dias de maior movimentação, especialmente na linha Arariboia. Também haverá operação especial na linha Paquetá no dia 1º de março.

Pela primeira vez, as linhas Charitas e Cocotá operarão durante o feriadão, nos dias 16/02 e 18/02, respectivamente, ampliando as alternativas de deslocamento pela Baía de Guanabara.

Bondes de Santa Teresa 

Os bondes de Santa Teresa não circularão hoje (13) e nos dias 14, 16 e 17 de fevereiro. No domingo (15), haverá restrições na operação.

Segundo o Governo do Rio, a integração entre os diferentes modais busca garantir mais segurança, fluidez e comodidade aos passageiros durante o período de maior movimentação turística do ano na capital fluminense.