Igreja de 600 toneladas é deslocada de lugar na Suécia

Com 113 anos de história, a igreja é considerada uma das maiores construções de madeira da Europa

Segunda, 25 de Agosto de 2025

Márcia Pinheiro


Igreja de 600 toneladas é deslocada de lugar na Suécia

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

A emblemática igreja de Kiruna, na Suécia, precisou ser deslocada devido ao risco de desmoronamento causado pela expansão da maior mina de ferro subterrânea do mundo, localizada na região.

Com 113 anos de história, a igreja é considerada uma das maiores construções de madeira da Europa e já foi eleita diversas vezes como a mais bela do país. Para preservar o templo, foi realizada uma operação inédita: a edificação de 600 toneladas foi cuidadosamente colocada em um trailer especial e transportada por 5 quilômetros até o novo centro da cidade de Kiruna. A viagem levou dois dias e chamou a atenção de moradores e autoridades locais, que acompanharam de perto o processo.

A mudança faz parte de um projeto de 30 anos que prevê a realocação de milhares de pessoas e edifícios da cidade da Lapônia, já que o avanço da mineração aumenta o risco de afundamento do solo.

Embora a estrutura principal já tenha chegado ao novo local, a obra ainda não está concluída. A torre do sino será transferida separadamente no dia 26 de agosto. Depois, será iniciada a fase de estabilização da igreja e restauração das áreas ao redor. A expectativa é de que o templo volte a abrir as portas entre o fim de 2026 e o início de 2027.

No interior, peças importantes como o retábulo — a estrutura de madeira sob o altar — e o órgão foram deslocados junto com o edifício e passarão por inspeção e restauração.

Segundo os responsáveis pelo projeto, o transporte enfrentou grandes desafios, especialmente em trechos de difícil navegação. Para viabilizar a mudança, a empresa de mineração LKAB passou o último ano alargando a estrada usada na operação.

Mais do que um feito de engenharia, a preservação da igreja de Kiruna simboliza a importância de proteger espaços de fé que, por mais de um século, têm sido lugar de oração, esperança e encontro com Deus.