Confira lista de postos de atendimento do cartão Jaé
Sexta, 04 de Julho de 2025
Márcia Pinheiro

Imagem: Reprodução / Jaé
O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresentaram nesta sexta-feira (04) o balanço do primeiro mês de implementação do Jaé, novo sistema digital de bilhetagem da cidade. Até agora, mais de 2,6 milhões de cadastros foram realizados e 1,6 milhão de cartões emitidos, consolidando o avanço da digitalização no transporte público carioca.
A partir deste sábado (05), o Jaé passa a ser o único sistema válido para usuários com gratuidade nos modais municipais — ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos.
Estamos muito satisfeitos com a adesão ao Jaé e confiantes para o início da operação exclusiva para gratuidades, como planejado. Agradecemos o esforço dos cariocas e da população da Região Metropolitana nas últimas semanas”, afirmou o vice-prefeito.
Até o momento, foram realizados 1,1 milhão de cadastros de gratuidades e emitidos 644 mil cartões amarelos para esse público. A secretária Maína Celidonio reforçou que o processo é contínuo:
“O cadastro no Jaé não termina hoje nem amanhã. É permanente. Idosos, PCDs, doentes crônicos e estudantes devem procurar os postos ou usar o app para garantir o benefício.”
Obrigatoriedade total a partir de 2 de agosto
A partir de 2 de agosto, o uso do Jaé será obrigatório para todos os passageiros dos transportes municipais, incluindo beneficiários de vale-transporte. Empresas devem entrar em contato com a operadora do sistema para habilitar seus funcionários.
O Jaé pode ser usado pelo aplicativo ou cartão físico vinculado à conta digital do usuário. A plataforma permite solicitar o cartão, recarregar via Pix, cartão ou boleto, pagar com QR Code, consultar saldo e extratos, bloquear o cartão e pedir segunda via. O saldo não expira e está protegido em caso de perda ou roubo.
Também está disponível o cartão avulso, vendido em máquinas nas estações do BRT e VLT, sem necessidade de cadastro. Nesse caso, os créditos são intransferíveis e não podem ser recuperados se o cartão for perdido.
Postos e atendimento
A Prefeitura ampliou a rede de atendimento presencial, com 17 postos funcionando de segunda a sábado, das 7h às 19h. Quatro locais funcionam como Super Postos:
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Clube do Servidor Municipal (Cidade Nova)
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Nave do Conhecimento (Engenho de Dentro)
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Centro Esportivo Miécimo da Silva (Campo Grande)
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Vila Olímpica de Deodoro
Dois novos postos também foram abertos recentemente: no Shopping dos Peixinhos (Madureira), exclusivo para gratuidades, e na Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna). O atendimento geral segue no Terminal Paulo da Portela, e o posto da Zona Sul foi transferido para a Rua Dona Mariana, 48 (Botafogo).
A Prefeitura recomenda o uso do atendimento online, que permite uso imediato do Jaé por QR Code. Pessoas com 65 anos ou mais têm isenção da taxa de R$ 7,95 para entrega do cartão em casa.
Integração do Bilhete Único Carioca
Com a transição, o Bilhete Único Carioca também terá mudanças: a partir de 2 de agosto, a tarifa de R$ 4,70 com direito à integração será válida apenas dentro do aplicativo Jaé. O benefício garante até:
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Três integrações em até 3 horas com uso do BRT
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Duas integrações com ônibus municipais, VLT e vans legalizadas
As regras do Bilhete Único Intermunicipal permanecem as mesmas. Usuários com renda de até R$ 3.205,20 continuarão utilizando o cartão Riocard, e os validadores seguirão operando normalmente para esse público.
Super postos de atendimento
Clube do Servidor Municipal – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Demais postos de atendimento
Botafogo – Rua Dona Mariana, 48
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h (exceto feriados)
Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h (atendimento apenas ao público geral)
Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h (exclusivo para gratuidades)
Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h