Rio pode chegar a 41°C nesta segunda-feira; Cedae reforça pontos de hidratação

Companhia espera distribuir mais de 5 mil litros de água na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Segunda, 12 de Janeiro de 2026

Márcia Pinheiro


Rio pode chegar a 41°C nesta segunda-feira; Cedae reforça pontos de hidratação

Foto: Divulgação / Cedae

A cidade do Rio de Janeiro pode enfrentar temperatura máxima de até 41°C nesta segunda-feira (12), segundo o Sistema Alerta Rio. O dia será de tempo estável, com céu com poucas nuvens, sem previsão de chuva, ventos moderados e umidade relativa do ar entre 21% e 30% no período da tarde, especialmente em áreas afastadas do litoral — cenário que eleva os riscos à saúde.

Diante do recorde de calor e seguindo o protocolo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, a Cedae realiza uma nova ação de hidratação e conforto térmico para a população em pontos de grande circulação da Região Metropolitana.

Pontos de hidratação

Das 9h às 16h, a companhia vai mobilizar a Frota da Hidratação, com bicicletas, kombi e estandes fixos, além de aguadeiros distribuindo água gelada ao público. A expectativa é distribuir mais de 5 mil litros de água nas seguintes localidades:

  • Estações de trem: Central do Brasil, Bangu, Campo Grande e Madureira

  • Região central do Rio

  • Pontos itinerantes em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo

Os pontos também contam com bebedouros para pets. A iniciativa prioriza trabalhadores em deslocamento, pessoas em situação de vulnerabilidade social e população em situação de rua.

Toda a água distribuída é potável, abastecida diretamente pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu, e servida em copos biodegradáveis. A população também pode encher garrafas próprias e recipientes para animais. Para garantir a qualidade, o Laboratório Móvel da Cedae acompanha a operação com análises de hora em hora, verificando parâmetros como turbidez, cor e pH.

Balanço da Operação Verão

Na última semana de 2025, durante a onda de calor, a Cedae forneceu cerca de 50 mil litros de água em áreas de grande circulação. Em dias úteis, as ações se concentraram em estações de trem e áreas centrais; nos fins de semana e na véspera de Ano Novo, o foco foi praias e parques.

Recomendações em dias de calor intenso e baixa umidade

As autoridades reforçam cuidados essenciais para reduzir os impactos do calor extremo:

  • Beba água com frequência

  • Evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h

  • Use soro fisiológico nos olhos e no nariz para evitar ressecamento

  • Aplique protetor solar

  • Não queime lixo ou mato

  • Mantenha ambientes arejados

Previsão para os próximos dias

Entre terça e sexta-feira (13/01 a 16/01), a atuação de áreas de instabilidade associadas ao calor deve provocar céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite, além de ventos moderados.