Unidade reforça a rede de atendimento e proteção às vítimas de violência de gênero
Sexta, 12 de Dezembro de 2025
Márcia Pinheiro
Foto: Marcelo Regua / Divulgação - GovRJ
O governo do Rio de Janeiro entregou na quinta-feira (11) a nova sede da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campo Grande, na Zona Oeste da capital. A unidade, uma das 15 especializadas no estado, reforça a rede de atendimento e proteção às vítimas de violência de gênero.
Criada em 1991 e transferida para Guaratiba em 2015, a delegacia retorna agora ao bairro mais populoso da Zona Oeste. A reestruturação contou com investimento de R$ 2,5 milhões. A nova sede funciona na Avenida Cesário de Melo, nº 4.138.
Durante a inauguração, o governador Cláudio Castro destacou que o fortalecimento das políticas para mulheres é uma diretriz do governo. Segundo ele, o atendimento especializado não substitui outras portas de entrada, mas amplia a rede de suporte oferecida pelo estado.
A Deam Campo Grande conta com salas de depoimento e uma brinquedoteca voltada a crianças vítimas ou que acompanham suas responsáveis. A equipe foi capacitada para promover atendimento humanizado.
O secretário estadual de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, afirmou que o retorno da unidade ao bairro facilita o acesso da população e reforça o compromisso do órgão no enfrentamento à violência contra a mulher. A delegada Gabriela Von Beauvais, diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher, ressaltou a importância de registrar todos os tipos de agressão e buscar apoio para romper o ciclo de violência.
Segundo a titular da Deam Campo Grande, delegada Fernanda Caterine, a unidade funciona 24 horas por dia e integra a rede de proteção disponível às mulheres em situação de risco.





