Governo do Rio realiza nova etapa da Operação Contenção na Vila Kennedy

Ação integrada das forças de segurança tem como alvo o Comando Vermelho; oito suspeitos foram preso até o momento

Quinta, 15 de Janeiro de 2026

Márcia Pinheiro


Governo do Rio realiza nova etapa da Operação Contenção na Vila Kennedy

Fotos: Divulgação / PCERJ

O Governo do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira (15), mais uma fase da Operação Contenção na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio. A ação envolve as polícias Civil e Militar e tem como foco integrantes da facção criminosa Comando Vermelho, que atua no controle do tráfico de drogas na região. Até o momento, oito suspeitos foram presos.

De acordo com o governo estadual, a operação foi planejada a partir de investigações e levantamentos de inteligência realizados pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Os agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão com o objetivo de reduzir a atuação da organização criminosa no território.

Participam da ação equipes da DRE, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar.

Em nota, o governador Cláudio Castro afirmou que a ofensiva faz parte da estratégia do Estado para enfrentar o crime organizado e impedir a expansão territorial de facções criminosas.

Segundo dados divulgados pelo governo, desde o início da Operação Contenção, mais de 275 pessoas foram presas e outras 136 morreram em confrontos. Ao longo das ações, as forças de segurança apreenderam cerca de 470 armas — incluindo 189 fuzis — além de mais de 50 mil munições.