INSS alerta: Central 135 não liga para pedir dados ou falar sobre Prova de Vida

Saiba como se proteger com esse tipo de golpe

Segunda, 04 de Agosto de 2025

Márcia Pinheiro


INSS alerta: Central 135 não liga para pedir dados ou falar sobre Prova de Vida

Imagem: Ilustrativa / Freepik

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reforça que não realiza ligações da Central Telefônica 135 para pedir dados pessoais, tratar de Prova de Vida ou falar sobre devolução de valores descontados indevidamente. Se alguém ligar se passando por servidor do INSS e pedir informações, desligue imediatamente. É golpe.

A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, exclusivamente para atender o cidadão com informações e serviços. O INSS não liga para os segurados pedindo dados pessoais, bancários ou senhas, e não entra em contato para tratar de ressarcimentos ou comprovações de vida.

O órgão alerta ainda sobre números falsos que tentam se passar pela Central, como “11135” ou “00135”. A semelhança com o número oficial não é coincidência — é tentativa de golpe.

Quando o INSS pode ligar?

A única situação em que o INSS liga para o cidadão é para confirmar, remarcar ou antecipar atendimentos, como perícia médica ou avaliação social — etapas obrigatórias para concessão de benefícios por incapacidade e assistenciais. Nesses casos, o número usado é o (11) 2135-0135, que não recebe chamadas e não tem WhatsApp.

Mesmo nessas ligações, o INSS não solicita dados pessoais, documentos, senhas ou informações bancárias. O instituto também envia SMS apenas pelo número 28041.

Em caso de dúvida, desligue e ligue para o 135

Se você tiver qualquer suspeita, a orientação é não fornecer nenhuma informação, desligar a chamada e entrar em contato diretamente com o 135 ou acessar o aplicativo/site Meu INSS.

Para garantir segurança, busque informações apenas pelos canais oficiais do INSS ou do Governo Federal.