Consulta pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital
Quarta, 17 de Dezembro de 2025
Márcia Pinheiro
Imagem: Ilustrativa / Freepik
O calendário de pagamento do PIS/Pasep 2026, o chamado abono salarial, foi aprovado pelo Ministério do Trabalho nesta terça-feira (16). Os pagamentos começam em 15 de fevereiro e vão até 15 de agosto de 2026, seguindo o mês de nascimento do trabalhador.
Têm direito ao benefício trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que, em 2024, estavam cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalharam com carteira assinada por no mínimo 30 dias, receberam dentro do limite de renda e tiveram os dados corretamente informados pelo empregador.
A principal mudança a partir de 2026 é no critério de renda: o teto deixa de acompanhar o salário mínimo e passa a ser corrigido apenas pela inflação, o que deve reduzir gradualmente o número de beneficiários.
O valor do abono segue proporcional ao tempo trabalhado no ano-base, chegando a um salário mínimo para quem trabalhou os 12 meses. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158. Os pagamentos serão automáticos, pela Caixa para o PIS e pelo Banco do Brasil para o Pasep.





