Determinação faz parte do Plano de Contingências para as Chuvas Intensas, elaborado pelo Governo do Estado
Terça, 21 de Janeiro de 2025
Laura Carvalhal (Estagiária)
Reprodução/Ellan Lustosa
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro terá uma participação ativa no Plano de Contigência para as chuvas intensas deste ano. O pacote de ações determinadas pelo Governo do Estado prevê o uso das escolas como pontos de apoio e abrigo.
A determinação é que todas as unidades da rede estadual fiquem de prontidão para que seus gestores as abram a qualquer hora do dia ou da noite. O objetivo é que as unidades escolares contribuam para a segurança dos moradores do entorno e da comunidade escolar, abrigando, em um primeiro momento, desabrigados. Além de abrigo, as escolas podem servir ainda como pontos de coleta e distribuição de donativos e base para forças de segurança. A rede estadual, composta por 1.233 unidades de ensino, é um ponto importante para a população e para as forças de resgate e apoio.
O governador Cláudio Castro ainda anunciou que foram investidos R$ 8 bilhões para prevenir e mitigar cada vez mais os desastres causados pelas fortes tempestades de verão. O planejamento envolve diversas secretarias e órgãos estaduais e, de forma inédita, as concessionárias de gás, energia e água, fortalecendo a capacidade de resposta em situações críticas.





