Colégios estaduais se preparam para servir como pontos de apoio e abrigo em caso de chuvas fortes no Rio de Janeiro

Determinação faz parte do Plano de Contingências para as Chuvas Intensas, elaborado pelo Governo do Estado

Terça, 21 de Janeiro de 2025

Laura Carvalhal (Estagiária)


Colégios estaduais se preparam para servir como pontos de apoio e abrigo em caso de chuvas fortes no Rio de Janeiro

Reprodução/Ellan Lustosa

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro terá uma participação ativa no Plano de Contigência para as chuvas intensas deste ano. O pacote de ações determinadas pelo Governo do Estado prevê o uso das escolas como pontos de apoio e abrigo.

A determinação é que todas as unidades da rede estadual fiquem de prontidão para que seus gestores as abram a qualquer hora do dia ou da noite. O objetivo é que as unidades escolares contribuam para a segurança dos moradores do entorno e da comunidade escolar, abrigando, em um primeiro momento, desabrigados. Além de abrigo, as escolas podem servir ainda como pontos de coleta e distribuição de donativos e base para forças de segurança. A rede estadual, composta por 1.233 unidades de ensino, é um ponto importante para a população e para as forças de resgate e apoio.

O governador Cláudio Castro ainda anunciou que foram investidos R$ 8 bilhões para prevenir e mitigar cada vez mais os desastres causados pelas fortes tempestades de verão. O planejamento envolve diversas secretarias e órgãos estaduais e, de forma inédita, as concessionárias de gás, energia e água, fortalecendo a capacidade de resposta em situações críticas. 

Publicidade