Frentes frias serão desviadas para o oceano, mantendo o ar seco
Segunda, 01 de Setembro de 2025
Márcia Pinheiro

Imagem: Ilustrativa / Freepik
O mês de agosto de 2025 terminou com temperaturas elevadas em praticamente todo o Brasil, e a primeira semana de setembro deve ser marcada por calor intenso, segundo previsão do Instituto Climatempo. Em algumas regiões, os termômetros podem se aproximar ou até superar os 40°C.
De acordo com o Climatempo, os estados do Centro-Oeste, além de áreas do Pará, Tocantins e do interior do Nordeste, estão entre os mais afetados. Já no Sudeste, cidades do oeste e norte de São Paulo e de Minas Gerais podem registrar máximas entre 34°C e 37°C. O Paraná também enfrentará forte aquecimento, com temperaturas de até 36°C no noroeste do estado. Na capital paulista, os termômetros devem ultrapassar os 30°C a partir de quarta-feira (3).
Sem ar polar e com tempo seco
O instituto explica que a circulação dos ventos sobre o Brasil, em diferentes níveis da atmosfera, vai dificultar a entrada de massas de ar polar no país. As frentes frias serão desviadas para o oceano, mantendo o ar seco e favorecendo muitas horas de sol forte em quase todas as regiões.
Com esse cenário, a umidade relativa do ar deve cair significativamente. Em áreas do Centro-Oeste, Sudeste, interior do Nordeste, Tocantins e Paraná, os índices podem variar entre 21% e 30%, chegando a menos de 20% em alguns pontos.
Chuva concentrada no extremo sul
Enquanto grande parte do Brasil enfrenta o calor e a baixa umidade, a chuva ficará restrita ao extremo sul do país, com risco de tempestades, principalmente no Rio Grande do Sul. Também devem ocorrer pancadas de chuva frequentes na costa leste do Nordeste e nos estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.
Onda de calor na primeira quinzena
O Climatempo alerta ainda para a possibilidade de uma onda de calor já na primeira quinzena de setembro, intensificando ainda mais as temperaturas elevadas em diversas regiões do Brasil.
Recordes no fim de agosto
O calor já deu sinais da força que terá em setembro. Na sexta-feira (29), Diamantino (MT) registrou a temperatura mais alta do país, com 39,9°C, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em seguida vieram Pedro Afonso e Porto Nacional (TO), ambas com 39,8°C.
Em Palmas, capital do Tocantins, a sexta-feira também foi histórica: os termômetros chegaram a 39,6°C, estabelecendo um novo recorde de calor em 2025 e superando a marca anterior de 39,5°C, registrada no dia 28 de agosto.