Terminal Margaridas deve ser inaugurado até o fim do primeiro semestre de 2026
Quarta, 06 de Agosto de 2025
Márcia Pinheiro

Imagem: Ilustrativa / Prefeitura RJ
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira (6), o lançamento do projeto BRT Metropolitano, que visa integrar o sistema de transporte da capital com diversos municípios da Baixada Fluminense. A proposta pretende facilitar a mobilidade de milhares de trabalhadores que se deslocam diariamente entre essas regiões.
A primeira etapa do projeto será a construção do Terminal Margaridas, no entroncamento da Avenida Brasil com a Via Dutra, na altura de Irajá. O novo terminal servirá como ponto de conexão entre o BRT Transbrasil e os ônibus intermunicipais da Baixada. A previsão da prefeitura é que a nova estrutura entre em operação até o fim do primeiro semestre de 2026.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, a iniciativa busca ampliar a capilaridade do BRT, facilitando o acesso de moradores da Baixada a importantes áreas da cidade, como Barra da Tijuca, Zona Oeste e o Terminal Intermodal Gentileza. “Não há razão para o morador de Nova Iguaçu não poder pegar o Transbrasil e ir até a Barra ou ao Gentileza com facilidade”, declarou.
Atualmente, o BRT Transbrasil conecta o bairro de Deodoro ao Terminal Gentileza, na região central do Rio, com todas as estações inauguradas em março de 2024. Hoje, muitos passageiros da Baixada desembarcam na Central do Brasil ou na Rodoviária do Rio, após longos trajetos.
De acordo com a prefeitura, cerca de 60% dos trabalhadores da Baixada Fluminense atuam na capital, o que torna a integração entre os modais uma necessidade urgente. Também está em estudo a criação de uma nova versão do Jaé, o sistema de bilhetagem eletrônica municipal, adaptado ao modelo metropolitano.
O projeto é visto como um avanço na mobilidade urbana e um passo importante para a integração da Região Metropolitana do Rio, com foco em mais eficiência, economia e qualidade de vida para os usuários.